Pisos Rachaduras no piso? Saiba por que isso acontece e como evitar!
Rachaduras no piso são muito comuns e costumam acontecer na maioria das obras. No entanto, as causas podem variar, sendo fundamental conhecer quais são as principais para que seja possível prevenir seu surgimento ou mesmo lidar com elas posteriormente.
Situações como infiltrações, excesso de umidade, falhas na produção e na colocação do cimento e até mesmo retração do piso por secagem são motivos comuns de problemas na construção.
Explicaremos agora por que acontecem rachaduras no piso, aprofundando em algumas causas de rachaduras em concreto e também falaremos sobre a importância de se preparar para lidar com elas em sua obra. Confira os detalhes abaixo e tenha uma ótima leitura!
Entenda por que acontecem rachaduras no piso
Existem diversos fatores que podem ocasionar rachaduras no piso, sendo que muitas deles se devem a fatores anteriores à concretagem e ao assentamento do piso. Além disso, é possível destacar que questões externas, como umidade, calor e peso, também podem causar desgaste no piso e provocar rachaduras.
Para garantir que o piso não apresente problemas, é importante tomar alguns cuidados no preparo do cimento para a concretagem. Além de garantir a boa qualidade dos materiais, é fundamental também usar os equipamentos corretos para o cálculo, medição e preparação.
Veja algumas causas de rachaduras em concreto
Explicaremos com maiores detalhes algumas das principais causas que levam a rachaduras em pisos de concreto. Com isso, é possível identificar os fatores de risco e evitá-los antes que elas surjam. Confira.
Infiltrações
A existência de vazamentos na rede hidráulica da construção pode levar a infiltrações, fazendo com que a água penetre no concreto, causando desgastes que podem provocar as rachaduras. É fundamental que o reparo seja realizado imediatamente após a detecção do problema para evitar que as rachaduras prejudiquem a construção.
Falha na produção do concreto
Cada tipo de concreto exige uma proporção diferente dos materiais, sendo importante calcular com cuidado a aplicação de areia, cimento, água e brita. Por isso, o cálculo deve ser realizado de forma cuidadosa, pois, caso haja excesso de umidade na preparação do concreto, por exemplo, a massa tende a se tornar mais frágil, se tornando mais irregular e também enfraquecendo sua resistência.
Erro na colocação
Caso o concreto seja aplicado de forma incorreta, é possível que surjam rachaduras no piso devido à concentração irregular dos materiais ou também pela disposição incorreta do concreto no solo, prejudicando a estrutura.
Retração por secagem
Além do excesso de umidade na preparação do concreto ou por infiltrações, a secagem do concreto também pode causar problemas. A falta de umidade necessária causa um fenômeno chamado retração por secagem, que faz com que o concreto se retraia e crie fissuras.
Saiba a importância de se preparar para evitar rachaduras no piso
Como é possível perceber, é fundamental ficar atento às causas de rachaduras no piso para evitar que elas aconteçam. No caso dos motivos anteriores ao processo de concretagem do piso, é importante ainda ficar atento à execução.
Além disso, vale salientar que, mesmo em situações de rachaduras derivadas de causas naturais, como o movimento da terra do terreno, é possível se preparar para garantir que elas não danifiquem o piso ou prejudiquem a estrutura da construção.
O que você achou de entender por que acontecem rachaduras no piso, quais as principais causas de rachaduras em concreto e também a importância de se preparar para evitá-las? Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, aproveite e deixe um comentário aqui no blog!
Veja também:
Fabricante de Politriz de Concreto