Tudo sobre PISO INDUSTRIAL

Confira as vantagens dos pisos de concreto polido.

Você sabe como fazer um piso de concreto polido? Embora existam outros materiais utilizados nos pisos de alta resistência, como o epóxi, ou ainda os pisos vinílicos ou emborrachados, o concreto polido é um dos processos mais usados para acabamento.

Também conhecido como cimento queimado, o piso de concreto polido apresenta como vantagens a resistência, a alta durabilidade e o baixo custo, entre outras. Por isso, quem presta serviços nesse mercado precisa saber quais são as regras e os cuidados para executar o trabalho de forma correta.

Quer entender melhor como fazer esse tipo de piso? Então, acompanhe nosso artigo e descubra as vantagens e como fazer o concreto polido!

Quais as vantagens do concreto polido?

Como explicamos, existem várias soluções para o revestimento industrial. A mais adequada depende da análise de alguns fatores, como a área em que o piso será instalado e como ela é utilizada (tráfego intenso, carga, entre outros aspectos).

O concreto polido costuma ser o piso mais indicado para ambientes industriais. Além da sua durabilidade, o material é resistente à umidade, a vazamentos e, até mesmo, à proliferação de fungos. Ele permite, inclusive, que sejam adicionadas imagens no chão, como o logotipo da empresa.

Além disso, a aplicação não requer um grande investimento, o que o torna uma solução ainda mais interessante para fábricas, galpões e indústrias, entre outros ambientes.

A principal diferença entre um piso simples de concreto e um industrial é a armação e o acabamento superficial, que confere maior resistência agentes químicos, biológicos e abrasão, por exemplo.

Além disso, vale explicar que existem diferentes pisos de concreto, de acordo com a estrutura utilizada:

  • com tela, também chamados de concreto armado;
  • com fibras metálicas ou em polipropileno, que apresenta melhor custo-benefício, já que a instalação é rápida, o que reduz o investimento;
  • piso protendido, que utiliza cordoalhas de laço tensionadas, o que permite a execução de pavimentos sem juntas, reduzindo o custo de manutenção.

Como fazer um piso de concreto polido?

Para que o piso de concreto polido atenda a todas as funcionalidades necessárias, é preciso que o projeto de instalação seja bem elaborado e o material aplicado de forma correta. Confira a seguir como fazer isso!

Verifique o projeto

O piso é uma construção moldada no próprio local. Por isso, o projeto deve prever todos os detalhes da instalação e materiais utilizados, bem como a destinação do ambiente. Depois de construído, se o piso for submetido a cargas superiores ao que foi dimensionado em projeto, há risco de formação de trincas e fissuras.

Assim, é importante conferir os materiais indicados pelo projetista, a espessura do concreto, o tempo de cura e o acabamento. Além disso, a primeira etapa da obra deve ser realizada por um profissional especializado em topografia, pois o piso pode apresentar declividades ou a área conter pilares e outros elementos, como caixas de drenagem.

Prepare o local

Para efetivamente iniciar a instalação do concreto polido, separe os materiais necessários, equipamentos e faça a limpeza do local, retirando poeira e outros resíduos. Verifique também se existem fissuras, rachaduras, mofo ou outras condições que possam comprometer a execução do projeto.

Uma dica importante é iniciar a obra nas primeiras horas do dia. O objetivo é evitar altas temperaturas, que podem levar à rápida perda de água, o que faz com que o concreto endureça antes do tempo ideal. Caso isso ocorra, o risco de surgimento de fissuras é maior.

 Execute a regularização e compactação

A regularização do local onde o piso será instalado tem por objetivo eliminar irregularidades e garantir a resistência adequada, de acordo com as determinações do projeto e cargas às quais o ambiente será submetido.

Aplique o concreto rapidamente e tenha cuidado ao nivelar

A aplicação do concreto deve ser rápida, com o uso de um nivelador a laser, fazendo a marcação dos pontos de nivelamento. Isso é fundamental para garantir o bom caimento do piso e a sua uniformidade.

Depois da aplicação, os pontos devem ser ligados, fazendo as mestras, que são faixas de guia para o nivelamento. Na sequência, use réguas vibratórias sobre as mestras para fazer o nivelamento e garantir o adensamento adequado. Aguarde cerca de 4 a 5 horas para continuar a execução.

Faça o polimento

O acabamento deve ser feito depois desse período de descanso (ou pega). É preciso utilizar a acabadora no local, até que a superfície fique lisa, o que dará o efeito polido ao concreto.

Alguns acabamentos podem ser executados ainda com o concreto fresco, antes do tempo de cura. O acabamento adequado, além de conferir um aspecto estético melhor, também é fundamental para garantir a resistência do piso, seja à sobrecarga, seja à presença de agentes abrasivos ou tráfego elevado.

Execute os cortes nas juntas de dilatação

Cerca de 4 dias após a instalação do concreto (tempo de cura), é necessário utilizar uma serra para fazer os cortes nas juntas de dilatação. Esse procedimento é importante para evitar fissuras ou trincas no concreto.

Existem 3 tipos de junta em pisos industriais de concreto:

  • junta de construção, que divide a área concretada de acordo com o projeto e possui barra de transferência;
  • junta serrada, que também possui barra de transferência e tem a finalidade de evitar a retração;
  • junta de encontro, usada nos locais onde existem pilares ou caixas de drenagem, com o intuito de evitar danos a esses elementos. Não possui barra de transferência.

Quais os equipamentos necessários para fazer um piso de concreto?

Além da habilidade e da qualificação técnica do instalador e do projetista, o uso das ferramentas adequadas garante melhores resultados para a instalação. Assim, é importante investir em equipamentos de qualidade, procurando fornecedores sérios e que ofereçam suporte pós-venda, treinamento e garantias.

A Finiti Equipamentos, referência nesse mercado, oferece ao setor toda a linha de produtos para o melhor acabamento nas instalações. Com as ferramentas adequadas, o resultado do projeto fica com melhor aspecto estético, em função do bom nivelamento e polimento, além de ganhar maior durabilidade.

Agora que você já sabe como fazer um piso de concreto polido, aproveite a oportunidade para conquistar mais clientes, utilizando ferramentas resistentes e de qualidade, que o ajudarão no cumprimento de prazos e no sucesso do seu trabalho.

Quer conhecer toda a nossa linha de produtos para instalação e restauração de pisos industriais? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo sobre PISO INDUSTRIAL

Related Posts